segunda-feira, junho 20, 2005

O que são as unhas e do que são feitas?

Isto vai parecer estranho! As unhas são feitas do mesmo material usado em volantes de automóveis. Em 1930, Henry Ford começou a produzir volantes de plástico com proteínas da soja.

De um certo modo, seu organismo faz a mesma coisa. As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina e as substâncias que ajudam o corpo a fabricá-la vêm das plantas. A propósito, as unhas são feitas do mesmo material que os cascos de cavalo, esporões de pássaros, penas, chifres de boi, garras de urso e até cabelo. Grosseiro, mas verdadeiro.

Elas até crescem como cabelo

Suas unhas crescem como cabelo. Elas crescem de uma raiz que está no início de suas unhas. Esta é a única parte de sua unha que está viva. A parte que aparece nos seus dedos está morta. É por isso que não dói quando as cortamos. Mas quando você arranca uma unha, você acidentalmente abriu a raiz viva e isso dói bastante!

Todas são moléculas muito complicadas. São fortes e grandes e nossos corpos usam-nas para construir blocos.

As proteínas são parte de quase tudo em nosso corpo. O chato em relação às proteínas é que não conseguimos sintetizá-las sem as plantas.

As proteínas são feitas de aminoácidos e os animais não podem produzir aminoácidos por si mesmos. Esses ingredientes vêm da ingestão de plantas ou outros animais que comeram plantas.

Um olhar mais próximo

Da próxima vez que você cortar as unhas, examine os pedacinhos de perto. Se tiver um microscópio na escola, você poderá ver as fibras de proteína. Tente esticar um pedacinho de unha. As proteínas são tão resistentes que você não conseguirá partí-lo ao meio.

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado por ter tirado a dúvida sobre as unhas.

grato